top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

O que é TOC - Transtorno obsessivo compulsivo

  • Foto do escritor: Psicanalista Michele Maia
    Psicanalista Michele Maia
  • 10 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de jul. de 2020


ree

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é caracterizado por imagens,impulsos e pensamentos recorrentes, persistentes, indesejados e intrusivos - obsessões. Somado às obsessões, existem os comportamentos repetitivos e atos que os pacientes são impelidos a fazer - compulsões - para tentar diminuir ou prevenir a ansiedade que as obsessões causam.


TOC é um pouco mais comum em mulheres do que em homens e afeta cerca de 1 a 2% da população. A média de idade de início do transtorno é por volta de 20 anos.


O fator determinante para diagnóstico deste transtorno, é a alteração específica do pensamento, representada pelas obsessões, que parecem invadir a mente dos pacientes, de forma constante.


O portador do transtorno é capaz de reconhecer que as obsessões não são condizentes com suas vontades e necessidades reais, mas não consegue se desvencilhar destes pensamentos e impulsos.


Embora o TOC geralmente seja relacionado ao excesso de organização, os motivos destas obsessões podem ser variados, dependendo do paciente. São frequentes os relacionados à limpeza e contaminação, simetria e organização, dúvida e necessidade de verificação, de cunho sexual e até pensamentos os ligados à morte.


ree

Muitas vezes estas compulsões são evidentes aos que observam o paciente, principalmente quando associadas a necessidades de repetições e limpeza. O que acontece, é que estes pensamentos intrusivos, ou obsessões levam estas pessoas a comportamentos compulsivos, como lavar toda hora as mãos, quando obcecados pela possibilidade de se contaminar, ou fechar várias vezes a porta pelo medo excessivo e ter esquecido aberta e pôr em risco sua segurança.


Quando notados por outros, o comportamento compulsivo destes pacientes acaba por gerar constrangimento, o que aumenta ainda mais o sofrimento deste transtorno. Além disso os pensamentos intrusivos geram muita ansiedade e angustia.


Definição dos principais sintomas:

Obsessão: imagens, impulsos e pensamentos intrusivos e indesejados que geralmente causam sofrimento ou ansiedade acentuada.


Compulsão: rituais repetitivos e excessivos que as pessoas sentem que devem fazer para reduzir a ansiedade causada por seus pensamentos obsessivos ou para neutralizar suas obsessões.


Para um correto diagnóstico as obsessões e/ou compulsões devem ser demoradas ou repetitivas, e causar aos pacientes sofrimento ou comprometimento funcional importante. O TOC, assim como qualquer outro transtornos mental, necessita de tratamento psicoterápico.


Psicanalista Michele Maia

Inicie hoje sua psicoterapia!

wpp: 21 973235836




 
 
 

Comments


LOGO_PSI_HORIZONTAL_ROXA.png
bottom of page