

Terapia com Florais de Bach
“Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções.”
- Eduard Bach
Edward Bach graduou-se na University College Hospital e obteve diploma de saúde pública em Cambridge no começo dos anos 1900. Especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Em 1919 passou a atuar como patologista e bacteriologista no Hospital Homeopático de Londres. Durante a I Guerra Mundial, trabalhou intensamente, sendo o responsável pelos leitos dos feridos de guerra no Hospital Universitário. Naquela época, Bach pôde observar como os pacientes reagiam diante das enfermidades, e como cada reação influía no curso delas. Percebeu que o mesmo tratamento aplicado a pessoas diferentes, nem sempre curavam da mesma forma.
Em 1929, aos 43 anos, Bach era respeitado por alopatas e homeopatas de toda Europa. Estava em pleno êxito profissional como clínico e pesquisador, quando decidiu abandonar as suas atividades na cidade e partir para o campo, em busca de novos tipos de remédios. Entre 1930 e 1934 identificou os 38 remédios florais.
Diferentemente dos demais médicos, Bach passou a interessar-se mais por seus pacientes do que por suas doenças. Sentava-se na cabeceira da cama, deixava que eles falassem e, ouvindo-os, descobria a real causa de sua má saúde. Doutor Bach começou a sentir que ocupar-se dos sintomas físicos não era o bastante. O corpo era um espelho a refletir as angústias da mente. A doença pode ter origem na mente, sentimentos que durante muito tempo ficam reprimidos emergirão primeiro como conflitos mentais e mais tarde possivelmente como doenças físicas. Quem sofria necessitava de tratamento e ajuda para vencer as angústias, o medo, a depressão, a desesperança. Ele sentia que um método de tratamento completamente novo era necessário.
Desde tempos imemoriais, terapeutas vêm usando plantas com propósito medicinais. Bach, todavia faz distinção entre plantas que aliviam sintomas e as que contém poderes curativos. Ele as encontrou por método intuitivo, usando sua sensibilidade ao tocar cada pétala. É importante notar que nenhuma planta é tóxica. Algumas também se usam em outras formas de medicina herbácea, mas a maioria se classifica como simples plantas silvestres. É importante colhe-las apenas em lugares onde a natureza se encontra intacta, onde elas crescem espontaneamente. A flor, em que se concentram todas as suas energias essenciais, é colhida no ponto de plena maturidade, isto é, quando está a ponto de cair.
O intervalo de tempo entre a colheita das flores e a sua preparação há de ser o menor possível, para que não se perca a energia da flor. O conjunto é um processo harmonioso de alquimia natural, envolvendo os poderes dos quatro elementos. A terra e o ar trouxeram a planta ao ponto de maturação. O sol ou os elementos do fogo, para liberar a essência da planta. A água, por fim, serve para o propósito mais alto, servir de veículo curativo.
Cada fórmula é específica para cada pessoa, ou seja, cada caso é um caso, e assim será indicada uma fórmula única, num único vidro conta gotas. As consultas costumam ser mensais, quando se é avaliada a nova condição do indivíduo e lhe é indicada uma nova fórmula. Uma melhora estável depende da continuidade do tratamento por um período, que será variável conforme o caso.

Florais não tem contraindicação e podem ser utilizados conjuntamente com as mais diversas práticas e medicamentos, e não devem ser utilizados como substitutos aos tratamentos médico/psicológico/psiquiátrico convencionais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1983, preconiza o reconhecimento e incorporação dos Florais de Bach, como prática integrativa e complementar à medicina convencional. Cada vez mais a terapia Floral vem ganhando adeptos no mundo inteiro, atualmente muitos estudos científicos já foram realizados e publicados por diversas universidades, principalmente internacionais. Estes artigos podem ser facilmente encontrados em sites de busca de artigos científicos na internet.
*Caso seu objetivo seja a consulta apenas para terapia floral, dissociada do trabalho de psicanálise, também será possível atende-lo.