top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Depressão não é frescura!

  • Foto do escritor: Psicanalista Michele Maia
    Psicanalista Michele Maia
  • 31 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de jul. de 2020


ree

Quem sofre de depressão muitas vezes sente culpa ou vergonha, o que retarda o tratamento. Não existe razão para ficar envergonhado, a depressão é uma condição de saúde, como qualquer outra. Não é sinal de fraqueza ou falta de vontade. Você não se sente envergonhado ao ir ao dentista ou cardiologista. Então, também não deve ficar envergonhado por ter depressão e realizar um tratamento.


Depressão é muito mais comum do que as pessoas imaginam, tenha certeza de que você não está sozinho. Ela acontece em todas as idades, em ambos os sexos e em qualquer fase da vida.

Todos os dias, podemos conviver com alguma tristeza ou sofrimento momentâneos. Perder o emprego, a morte de alguém amado, ou terminar um relacionamento leva a um momento de profunda tristeza e de luto, até conseguirmos dar a volta por cima. Isso faz parte da vida e todos nós passaremos por momentos assim ao longo da nossa existência, não significando depressão. Nestes casos, após um curto período de tempo, tudo volta ao ritmo normal sem que haja prejuízos na qualidade de vida.

ree

O que é depressão?


Quando falamos em depressão, estamos nos referindo a um transtorno psíquico, cujos sintomas e duração são específicos, afetando o humor, a produtividade, os pensamentos, a atividade física e o comportamento de várias formas. Também, é um dos transtornos que mais leva ao suicídio. Então, não cuidar da depressão pode ser letal.


É importante ressaltar que além da necessidade da psicoterapia, um acompanhamento médico psiquiátrico se faz extremamente importante neste momento. Seu tratamento deve ser encarado de maneira sistêmica. Sendo também muito importante corrigir possíveis desequilíbrios químicos, que podem estar mantendo você preso à depressão.


Quais são os sintomas da depressão?


Mudanças no apetite e no peso;

Mudanças no padrão do sono;

Agitação ou retardo dos movimentos do corpo;

Perda de energia ou sensação de cansaço durante o tempo todo;

Dificuldade para se concentrar ou tomar decisões;

Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva;

Falta de sentido à vida;

Irritabilidade;

Baixa autoestima;

Pensamentos repetitivos de morte ou suicídio.


É muito importante quebrar o ciclo da depressão. Em determinado momento de um processo melancólico, você pode começar pensar: “Ir pro trabalho hoje? Eu não tô afim, eu estou muito mal, não vou conseguir” ou “Ver meus amigos? Não, hoje não tô com vontade”.


Você começa a fugir da vida e a se esconder, até o ponto que vai ficando cada vez mais difícil retornar à normalidade. Como você não está tendo contato com as coisas e pessoas que eram importantes anteriormente, você também não está feliz. Isso o deixará com menos energia e disposição de encarar a vida novamente.


A psicoterapia é uma grande resposta a dúvida: como vencer a depressão?


Realizar um sério trabalho de psicanálise trará benefícios para além do tratamento da depressão. Você não estará só se libertando da depressão, mas também estará construindo uma vida bem melhor. Uma vida em que estará mais conectado com as pessoas à sua volta, uma vida em que irá cuidar melhor da sua saúde mental e, por consequência, da sua saúde física. Este processo lhe proporcionará desenvolver as habilidades e autoconhecimento necessários para se sentir dono da sua vida, uma vida muito mais parecida com a que você sonhava.


Leia também o artigo sobre como auxiliar as pessoas que estão passando por um processo depressivo. Clique aqui.


Psicanalista Michele Maia

Inicie hoje sua psicoterapia!

wpp: 21 973235836




 
 
 

Comments


LOGO_PSI_HORIZONTAL_ROXA.png
bottom of page