top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

“Ansiedade” o que fazer?

  • Foto do escritor: Psicanalista Michele Maia
    Psicanalista Michele Maia
  • 31 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de jul. de 2020



ree

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países que mais sofre com transtornos de ansiedade, dentre eles, o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).


A ansiedade é um sentimento comum ao ser humano, presente desde nossa infância. Ficamos ansiosos na expectativa de acontecimentos futuros, como uma festa de aniversário, uma prova difícil, ou uma viagem. Desta forma, a ansiedade é um estado psíquico natural que é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. Essa expectativa é um sentimento normal e até importante.


O problema ocorre quando essa ansiedade é constante e seguida da sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. Esta ansiedade torna-se tão exagerada que acarreta sintomas físicos desagradáveis, caracterizando a crise de ansiedade.

Alguns sintomas da crise de ansiedade:


Suor;

Tensão muscular;

Agitação;

Falta de ar;

Taquicardia;

Tonturas;

Tremor;

“Frio” na barriga.


Para as pessoas que sofrem com este transtorno, a ansiedade é algo constante e perturbador, que atrapalha o andamento normal da vida, comprometendo as relações sociais, os relacionamentos, as atividades profissionais e etc.


Geralmente a ansiedade comum faz as pessoas agirem rápido, justamente por estarem ansiosas. Porém, a ansiedade patológica tem o efeito contrário: pessoas com esse tipo de transtorno acabam não conseguindo executar tarefas simples do dia a dia, tornam-se pessoas preocupadas, tensas, irritadas, com dificuldade de concentração e baixo rendimento nos estudos e atividades profissionais. Simples atividades como ir ao trabalho ou fazer uma tarefa para a faculdade, tornam-se demasiadamente difíceis, porque se sentem ansiosas demais e acabam “travando” na hora de conclui-las.


ree

Alguns clientes chegam em consultório procurando remédio para a ansiedade, ou tentando entender como lidar com a ansiedade, ou perguntando o que fazer para acabar com a ansiedade. Outros, simplesmente, chegam dizendo que não sabem o que tem.


Entretanto, estar muito ansioso pode ser algo comum em determinada fase da vida. Existem inúmeras razões para que uma pessoa esteja passando por essa experiência, que tanto pode ser um momento de grande dificuldade vivido, ou caracterizar a existência de um transtorno. Em qualquer um dos casos, quando há sofrimento, é necessário realizar um trabalho com a terapia.


Para evitar que um estado de ansiedade se desenvolva para quadros mais graves, como o transtorno do pânico, por exemplo, é de extrema importância identificá-la precocemente para saber quais são os melhores tratamentos para cada caso.


É necessário diagnosticar o que é uma ansiedade normal do dia a dia, e uma ansiedade patológica, e o psicoterapeuta é o profissional capacitado para fazer esse diagnóstico de maneira precisa e encaminhar o tratamento da forma adequada. Ao sentir que algo pode estar errado, peça ajuda, procure um profissional e inicie seu tratamento.


Psicanalista Michele Maia

Inicie hoje sua psicoterapia!

wpp: 21 973235836




 
 
 

Comments


LOGO_PSI_HORIZONTAL_ROXA.png
bottom of page